Visão subnormal ou baixa visão, é quando uma pessoa tem alguma alteração na capacidade de enxergar, principalmente com problemas na retina, como acontece na visão subnormal, que limita as tarefas do cotidiano, como ler, escrever, entre outras.
Nesse segmento, a baixa visão diminui a qualidade de vida do indivíduo, o expondo inclusive a diversos riscos de acidentes.
Mesmo após a realização de cirurgias ópticas, a pessoa permanece com a visão comprometida e o uso de lentes de contato, óculos ou implante de lentes intraoculares é imprescindível.
Embora o mais comum seja a redução da visão central, a visão subnormal pode também ser consequência da diminuição da visão periférica, da diminuição da visão para cores, da incapacidade para definição adequada de luz, contraste ou foco.
Os distintos tipos de visão subnormal podem exigir diferentes tipos de cuidados oftalmológicos e as pessoas que nascem com visão subnormal possuem diferentes necessidades daquelas que apresentam o problema com o decorrer da vida.

Algumas das causas mais comuns para que um indivíduo seja acometido pela visão subnormal, são:

– Degeneração macular relacionada à idade;

– Descolamento de retina;

– Doenças como sífilis e toxoplasmose;

– Retinopatia diabética;

– Glaucoma;

– Ceratocone;

– Catarata congênita;

– Retinopatia da prematuridade.

Os motivos para que uma pessoa tenha a sua visão comprometida são diversos, por isso é importante investigar a raiz do problema.

Os sintomas de quem tem visão subnormal são variados, mas a maioria dos pacientes relatam nos consultórios oftalmológicos as seguintes situações:

– Dificuldade para ler;

– Não consegue visualizar detalhes;

– Não reconhecem rostos;

– Tem dificuldade em diferenciar cores;

– Enxerga manchas escuras nos olhos, seja com a visão central ou periférica.

Para obter um diagnóstico se você sofre com visão subnormal é necessário agendar uma consulta médica com o oftalmologista.

Só esse especialista, após realizar alguns exames clínicos, poderá definir se uma pessoa tem ou não visão subnormal e qual o tratamento adequado para se aplicar.

Quanto antes iniciar com os cuidados corretos, será possível cuidar do problema.

O tratamento ideal para a visão subnormal será concedido após a realização de exames feitos pelo oftalmologista.

Alguns dos tratamentos mais recomendados nos consultórios médicos, são:

– Óculos com lente de aumento: esses óculos são diferenciados e mais fortes do que os óculos convencionais com grau e facilitam a autonomia de pacientes com redução significativa da visão.

– Lupas manuais: esse tratamento tem a capacidade de aumentar o tamanho dos objetos e letras, auxiliando consideravelmente nas tarefas do dia a dia.

As pessoas que possuem o problema de visão subnormal podem precisar de diferentes tipos de tratamento, portanto o mais indicado é que aos primeiros sintomas de dificuldade para enxergar, o oftalmologista seja consultado para identificar o seu real problema e agir rapidamente com os tratamentos adequados.

Gostaríamos de destacar que a visão subnormal não é cegueira. Não confunda!

A diferença é que as pessoas com essa patologia possuem uma visão útil, mas com limitações. Já a pessoa com cegueira, não.

Não há cura para a visão subnormal, porém existem diversas formas de otimizar a situação para trazer uma qualidade de vida para o indivíduo.