Devido aos avanços tecnológicos na medicina, os pacientes estão tendo mais opções de exames de qualidade para a avaliação da sua visão.

É gratificante saber que a cada dia que passa, os cuidados com a saúde estão sendo munidos com equipamentos modernos e tratamentos menos invasivos e dolorosos.

A topografia é um exame que analisa a curvatura da córnea e toda a sua extensão, desde o centro até a sua extremidade.

O método também estuda as alterações de sua superfície como a regularidade e a simetria, permitindo identificar astigmatismos e outras irregularidades na córnea, a exemplo do ceratocone.

A topografia também é indicada em casos de pré e pós-operatórios de cirurgias refrativas, cirurgias de catarata, transplante de córnea e na adaptação de lentes de contato.

Na topografia, um computador recolhe as medições de posições e altura de milhares de pontos em toda a superfície da córnea, realizando uma análise profunda da região.

O exame é apresentado em forma de gráficos coloridos, permitindo assim uma leitura mais prática dos resultados obtidos.

As curvaturas da superfície anterior e posterior da córnea podem ser apresentadas como raios de curvatura em milímetros ou, em termos técnicos, em dioptrias ceratométricas.

Devido ao fato da córnea ser responsável por cerca de 70% da refração ocular, a topografia é de grande importância na avaliação e diagnóstico de diversas doenças dos olhos ou em avaliações pré-operatórias de cirurgias específicas.

A topografia é um exame que não causa desconforto para o paciente, para realização não será necessário dilatar a pupila.

Em caso de uso de lente de contato, consultar o médico para orientação sobre necessidade de suspender o uso e por quanto tempo, se for o caso.

Para a realização do procedimento, o paciente deverá fixar o olhar em um ponto determinado pelo profissional responsável pelo exame, depois o aparelho fará a leitura dos olhos.

No exame de topografia as imagens de gráficos fornecidas pelo computador que está ligado ao aparelho que realiza o exame, serão interpretadas pelo médico oftalmologista responsável pelo laudo. Além do laudo, o histórico clínico do paciente deve ser levado em conta. Outros exames auxiliares podem ser solicitados para obter mais precisão no diagnóstico de alguma patologia ocular.

A topografia é fundamental para os pacientes que precisam realizar cirurgia refrativa.

A cirurgia refrativa LASIK, PRK ou outras, permitem que erros refrativos como, miopia, hipermetropia ou astigmatismo sejam corrigidos.

Essa avaliação topográfica dos olhos também é muito requisitada no diagnóstico de patologias como ceratocone e outras distrofias da córnea.

Algumas enfermidades que atingem a córnea, a exemplo do pterígio, úlceras da córnea, entre outras, podem resultar em alterações na estrutura da córnea também, sendo essencial o acesso ao exame de topografia nesses casos.

O transplante de córnea e a cirurgia de catarata são outros exemplos de procedimentos cirúrgicos no qual a topografia pode ser requerida pelo oftalmologista.