O exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM) tem por objetivo buscar o nível máximo de visão que um olho pode alcançar, caso a doença ocular de base seja corrigida.
Isso porque algumas patologias oculares, mesmo após uma cirurgia, podem deixar sequelas irreversíveis. Dessa forma o PAM é um dos métodos mais indicados para antecipar a acuidade visual final após um possível tratamento oftalmológico.
A avaliação de acuidade também serve para analisar se o paciente consegue diferenciar o contorno e a forma dos objetos.
Gostaríamos de ressaltar que os exames oftalmológicos devem ser feitos periodicamente, mesmo que a pessoa não sinta nenhum sintoma ou incômodo na visão, pois, algumas doenças são silenciosas e só se apresentam em estágio avançado.
O termo acuidade significa que o indivíduo tem grande capacidade de percepção. Quando nos referimos a macular, a acuidade é relacionada com o modo como uma pessoa consegue enxergar com clareza os objetos à sua frente e sua capacidade de distinguir cores, tamanho e formato.
Por isso, o potencial de acuidade macular é o melhor exame para analisar a capacidade funcional dos olhos de um paciente. Quanto melhor para o resultado, maior é a habilidade da pessoa enxergar perfeitamente.
A realização do exame que define o potencial de acuidade macular é muito comum, principalmente no ambiente profissional. Afinal, o procedimento serve, muitas vezes, para verificar se o trabalhador possui algum tipo de problema na visão, antes de iniciar as suas atividades em uma empresa.
Quando o teste de potencial de acuidade macular é realizado e é detectado um funcionamento mais baixo da visão, outros exames são indicados para a investigação do caso. Eles vão auxiliar na definição da patologia e qual é a origem do problema, além dos tratamentos indicados.
O exame de potencial de acuidade macular é feito por um técnico especializado. Após a preparação dos olhos do paciente, o resultado é levado para a análise e interpretação do médico oftalmologista.
Este procedimento não é invasivo e sem contato direto com os olhos do paciente, o que não causa dor ou algum tipo de desconforto.
Para obter uma melhor precisão no resultado do exame, a pupila será dilatada. Quando ocorre uma dilatação, a visão do paciente podem ficar embaçadas por algumas horas após a conclusão da avaliação, mas não há dor ou perda de visão.
O potencial de acuidade macular é indicado para pessoas com baixa acuidade macular e também para quem realizará o transplante de córnea ou cirurgia de catarata.
Recomendamos que para este exame o paciente leve um acompanhante maior de idade e que dirija, se for o caso, devido ao fato da necessidade de dilatar a pupila. Desta forma, a pessoa já estará amparada para o momento após o termo de consulta.
Este teste de acuidade não demora muito, ele dura, aproximadamente, uns 20 minutos.