O Pentacam é um exame utilizado para realizar uma tomografia de coerência óptica bilateral da córnea e do segmento anterior do olho.

Nesta avaliação, é possível obter em menos de um minuto, cerca de 100 fotos da superfície anterior e posterior da córnea e do cristalino em 360º e em 3D.

Ele tem por objetivo diagnosticar algumas doenças oculares, como astigmatismo, ceratocone, glaucoma, catarata, entre outras patologias.

Para quem desconhece, ceratocone é uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando uma percepção distorcida das imagens.

Este estudo permite ao oftalmologista obter informações precisas da superfície e espessura da córnea, profundidade e volume da câmara anterior, valores de densidade do cristalino, aberrometria corneana e a medição do ângulo irido-corneano.

Faz avaliações prévias da córnea, mapeando os riscos prováveis da cirurgia refrativa e apresenta dados concretos para corrigir os chamados erros de refração, que causam a hipermetropia, astigmatismo, miopia e presbiopia.

Quando falamos na anatomia do olho humano, podemos dividi-lo em dois grupos: o Segmento Anterior, composto pelo primeiro terço mais superficial do olho. E o Segmento Posterior, que diz respeito ao terço mais interno dos olhos.

No Segmento Anterior, temos a seguinte estrutura:

– Córnea;

– Íris;

– Cristalino

– Corpos ciliares.

No Segmento Anterior, temos duas câmaras repletas de líquido:

– A câmara anterior – entre a córnea e a íris

– A câmara posterior – entre a íris e a face anterior do vítreo.

A tomografia realizada com o Pentacam pode ser monocular ou binocular, e não é invasiva (sem contato direto com os olhos da pessoa), o que não ocasiona nenhum tipo de dor ou incômodo para o paciente.

Durante a realização do exame, os pacientes ficaram sentados em uma cadeira, com o queixo apoiado numa queixeira e a testa encostada a uma proteção.

O Pentacam tem duração média de 5 a 10 minutos, no qual o paciente deve olhar fixamente para uma luz azul, que será ativada no início do exame.

Geralmente, pessoas que usam lentes de contato devem suspender o uso do material sete dias, se for lente gelatinosa, antes da realização do exame, para que não haja nenhuma alteração no resultado.

Para a realização do Pentacam não há necessidade de dilatar a pupila, por isso, não há necessidade de acompanhante, desde que o paciente seja maior de idade.

O Pentacam é indicado em situações de:

– Pré e pós-operatório de cirurgia de ceratocone;

– Diagnóstico de doenças na córnea;

– Pré-operatório da cirurgia refrativa de córnea;

– Pré-operatório da cirurgia de catarata;

– Pacientes com glaucoma (dados paquímetros);

– Usuários de lente de contato.

Além da Pentacam, outros exames podem ser solicitados pelo oftalmologista para a obtenção do diagnóstico preciso das doenças oculares que citamos aqui no texto, como:

– Ultrassonografia ocular;

– Angioflurescência;

– Tonometria;

– Campimetria ou exame de campo visual;

– Topografia da córnea;

– Fundoscopia;

– Microscopia especular da córnea;

– Retinografia.