O exame de Paquimetria ocular é feito de forma simples, não causa desconforto para o paciente e tem como objetivo medir a espessura da córnea.

Medir essa espessura é fundamental pois, identifica diferentes tipos de patologias oculares, além de ajudar no tratamento.

Algumas doenças oculares são mais fáceis de serem detectadas visualmente, já outras estão presentes na visão de uma pessoa de forma silenciosa e só podem ser diagnosticadas através de exames.

A forma mais adequada de encontrar possíveis doenças nos olhos é através de um oftalmologista, porque este profissional é quem passará os exames e tratamentos ideais, de acordo com a sua patologia.

O exame de Paquimetria é feito com o intuito de saber se a córnea está inchada. Essa condição pode ocorrer por variados motivos, como a distrofia de Fuchs, que pode aumentar o fluido na córnea e, com isso, provocar aumento na espessura geral.

O uso inadequado das lentes de contato também pode ocasionar patologias oculares e isso só consegue ser constatado com a realização do exame de Paquimetria.

A depender do resultado do exame, o oftalmologista conseguirá dizer se será preciso realizar outras análises, cirurgia, algum tratamento.

A Paquimetria é feita de forma ágil e indolor, e não necessita de nenhum preparo ou cuidados especiais.

Ela pode ser feita através do ultrassom ou por meio de técnicas óptica. Entenda melhor como os dois tipos ocorrem.

– Exame de Paquimetria ultrassônica

A Paquimetria ultrassônica, é realizada com o uso de um ultrassom. Dessa forma a espessura da córnea é medida.

O método utiliza dispositivos portáteis: para medir a espessura da córnea com esta técnica necessita de uma sonda para atingir a córnea e ela precisa ser posicionada de forma precisa. 

– Exame de Paquimetria Óptica

Alguns paquímetros são desenvolvidos para serem utilizados em um biomicroscópio, que é utilizado por oftalmologistas.

Já outros dispositivos podem fazer a Paquimetria corneana utilizando a microscopia especular. Esse dispositivo não entra em contato direto com a córnea.

Apenas o médico saberá orientar qual dos dois métodos é o mais ideal para o paciente.

O exame de Paquimetria consegue diagnosticar e tratar diferentes tipos de doenças oculares, como:

– Ceratocone;

– Edema corneano;

– Glaucoma.

Pessoas que já possuem patologias oculares, como miopia, por exemplo, podem ter condições que causam alterações na espessura da córnea.

Uma dessas condições que podem vir a acometer um indivíduo é o ceratocone, que é caracterizado pela distensão e afinamento da espessura da córnea. Conforme a córnea fica mais fina, a capacidade de enxergar começa a reduzir e, em casos mais graves, pode vir a ocorrer a cegueira.

Diante de alguns riscos, é recomendado o exame de Paquimetria para que doenças sejam identificadas em estágios iniciais e o médico consiga intervir imediatamente.