A pele ao redor dos olhos é bem fina e com o passar dos anos perde a firmeza e os músculos ficam fracos. Dessa forma, a pálpebra superior pode ficar caída ou abaixo dos olhos podem se formar bolsas.

Além disso, devido ao acúmulo de gordura e retenção de líquidos, pode formar uma sombra na pálpebra inferior, dando a impressão de olheiras.

Com o passar dos anos, ao invés da situação desaparecer, ela vai piorando e as pálpebras ficam inchadas ou caídas, transmitindo um olhar cansado. Nestes casos, a cirurgia é indicada.

A cirurgia de pálpebras, ou blefaroplastia, como também é chamada, é indicada para finalidades estéticas quanto para situações relacionadas à saúde.

Quem tem problemas de flacidez ou rugas, pode fazer o procedimento para elevar a região ou eliminar o excesso de pele, que pode acabar prejudicando a visão.

A cirurgia de pálpebras ocorre com anestesia local com sedação. Assim que o médico oftalmologista identificar a quantidade de pele a ser retirada, ele realizará marcações na região que será realizado o procedimento.

Essa cirurgia é considerada de baixa complexidade comparada com as demais e dura poucas horas, sem a necessidade de internação do paciente.

Tanto homens como mulheres podem fazer a cirurgia de pálpebras.

O paciente precisa estar saudável, sem outras patologias oculares que possam sofrer complicações devido a cirurgia de pálpebras.

Caso a pessoa tenha hipertireoidismo, hipertensão, diabetes, glaucoma, síndrome do olho seco, entre outras doenças oculares, pode ser que o médico oftalmologista não realize o procedimento. Por isso, é fundamental consulta para avaliação médica.

Alguns cuidados são essenciais antes da cirurgia das vistas. Confira:

– Não fumar ou beber na noite anterior a cirurgia;

– Tomar apenas os remédios que o médico oftalmologista autorizou;

– Não tomar antiinflamatórios ou aspirina;

– Fazer jejum de 8h.

Após a realização da cirurgia de pálpebras, é normal que os olhos fiquem inchados ou que fique uma sensação de que o olho está com areia, mas dentro de alguns dias os sintomas desaparecem.

Apesar de ser um procedimento cirúrgico simples, sua cicatrização leva mais tempo. Em alguns casos, a recuperação total pode levar até 12 meses, considerando o período da incisão se tornar imperceptível.

A prática de exercícios físicos e atividades que exijam muito esforço, são recomendadas após 30 dias.

Para que a recuperação seja 100% segura e eficaz, é importante obedecer às orientações médicas e ter alguns cuidados, como:

– Fazer o uso correto das pomadas, colírios e medicamentos;

– Aplicar compressas frias na área;

– Não coçar os olhos;

– Utilizar óculos escuros, chapéu ou boné para proteger a região do sol;

– Evitar o uso de maquiagem;

– Nas primeiras semanas após a cirurgia, dormir com travesseiros mais altos a fim de manter a cabeça mais elevada que o corpo;

– Repouso.

Apesar da cirurgia de pálpebras ser considerada um procedimento tranquilo de ser realizado, é fundamental conversar com o médico antes do procedimento para que se possa ter as orientações adequadas de preparo para o pré e o pós-operatório.

Lembre-se que cada pessoa é única e precisa de atendimento individualizado.

Caso a região operada fique com vermelhidão, dor, inchaço ou coceira excessiva, o médico que realizou a cirurgia deverá ser contactado imediatamente.

De maneira geral, sabemos que todo paciente depois da cirurgia deve manter-se hidratado, ingerir alimentos leves e saudáveis e evitar comidas remosas que prejudicam a cicatrização.

Também deve-se evitar após a cirurgia de pálpebras o fumo, consumo de bebidas alcoólicas e alimentos como fritura e condimentados.