O exame de biometria a laser ou imersão é indicado para determinar com precisão as dimensões do interior do globo ocular (comprimento axial).
Esta biometria permite que o médico faça a realização do cálculo do grau (dioptrias) da lente intraocular (LIO), que substituirá o cristalino, ao ser inserida no olho do paciente, em casos de cirurgia de catarata, além de ajudar no acompanhamento de patologias que aumentam o tamanho do globo ocular, como glaucoma congênito.
Atualmente já existem no mercado aparelhos que permitem que o exame seja feito sem contato da sonda com o olho do paciente, resultando em um cálculo mais preciso da lente intraocular, além de realizar uma biometria mais assertiva. Uma vez, que a sonda do biômetro não entra em contato direto com o olho da pessoa, evita-se que ocorra compressão e possíveis erros no resultado da biometria.
O exame de biometria por imersão é indicado em casos de cataratas muito densas, em que não é foi possível realizar o método à laser.
Na biometria de imersão é aplicado colírio anestésico, nos olhos, e depois um suporte será encaixado sobre o olho do paciente.
Em seguida, o soro fisiológico será colocado e então o exame será realizado com uso de uma sonda.